Em 1º de janeiro de 2021, a tão esperada saída do Reino Unido da UE se tornou uma realidade. Para os turistas, não muda muito, já que você pode viajar e ficar em território britânico por até três meses, com a única diferença de que é preciso entrar com passaporte.

A situação é mais complexa para quem pretende procurar trabalho no Reino Unido entrando como turista. De fato, em 01 de janeiro de 2021 um novo sistema de pontos de imigração foi ativado, o chamado sistema de imigração baseado em pontos e será necessário ter um visto com parâmetros muito restritos. Cidadãos da UE e de fora da UE que pretendem trabalhar no Reino Unido devem de fato solicitar um visto a ser avaliado com base no sistema de pontos: 40% dos pontos dependem de uma oferta de emprego de um empregador britânico, 18% de o salário recebido (deve exceder o valor de 25.600 libras por ano) além de ter que demonstrar conhecimento da língua inglesa no nível B1

Para quem já se encontra no país a 31 de dezembro de 2020, será possível até 30.06.2021 fazer o pedido de residência permanente ou temporária. Para os cidadãos italianos que já residem, obter uma autorização de residência é mais fácil, eles podem solicitar a residência permanente, mas é necessário provar que viveram no Reino Unido por pelo menos 5 anos, aqueles que não completaram os 5 anos de residência podem requerer pré-residência em espera para requerer o status definitivo por ter completado os 5 anos exigidos.

Os cidadãos da UE deixarão de ter acesso aos cuidados de saúde no Reino Unido com o cartão de saúde.

Descontos são fornecidos para doutorados em pesquisa, tanto para residentes quanto para estrangeiros.

Para estudar nas universidades britânicas, os estudantes da União Europeia precisam de um visto de estudo e terão que pagar as mensalidades da universidade sem os benefícios anteriores previstos para a cidadania europeia.